quinta-feira, 7 de abril de 2011

"O nosso Compêndio do Jogo de Damas"

Nº.1

Publicação (na íntegra) do nosso compêndio do jogo de damas. Os caros damistas podem fotocopiar todos os posts e ganharem gratuitamente um pequeno manual deste nobre desporto de mesa. Este trabalho foi arduo e demorado mas com paciência e força de vontade chegou aos vossos computadores.
Armindo dos Santos Gaspar Gutmann





Índice - Capítulos
Nº. 1 Introdução

Nº. 2 Magia Egípcia

Nº. 3 Reflexões, Faculdades de Mestre e Regras

Nº. 4 Higiene, Abreviaturas e Termos Técnicos

Nº. 5 Nomenclatura do Tabuleiro

Nº. 6 Casas do Tabuleiro

Nº. 7 Laterais e Interiores

Nº. 8 Linhas, Circuitos e Flechas

Nº. 9 Aberturas

Nº. 36 Partidas Sorteadas

Nº. 37 100 Golpes Intermédios e Soluções

Nº. 50 A Forçada e outros Finais

Nº. 57 Diversão

Nº. 58 113 Problemas

Nº. 87 Soluções dos Problemas

Nº. 88 Nostalgia

Nº. 89 Tabuleiros do Mundo e Regras

Nº. 92 Grandes Mestres






Introdução


Ao longo de alguns anos, depois de nos apaixonarmos por este jogo e de ficarmos completamente alienados, fomos coleccionando de jornais, revistas, publicações da especialidade alguns rabiscos que nos chegavam às mãos e mais recentemente da net; Notícias, problemas, aberturas, ciladas, finais etc., e toda a matéria inerente a esta deliciosa e brilhante disciplina desportiva (é assim mesmo que a consideramos), cujas magníficas e soberbas combinações nos fascinaram desde o primeiro contacto com o tabuleiro. Depois de muitos anos de interregno, por ausência no estrangeiro, acordou em nós a velha febre de jogar às Damas e quando um amigo nos disse que possuía a Enciclopédia Damista, - foi a gota d’água – fotocópias, apontamentos, presença em alguns torneios, contacto com os melhores jogadores portugueses, toda uma azáfama de agitação e propaganda, que cujos frutos foram; a fundação de um Núcleo de Damas em Lagos , a organização de o 1º. Torneio de Damas da Cidade de Lagos, um segundo Torneio de verão com a presença de alguns jogadores de top e a criação de um espaço na internet Pé-de-Galo Damas: http://damasedamas.blogsopt.com, que num espaço curto de tempo já tinha sido visitado por mais de 100.000 internautas damistas. Quando mais novos, ainda fizemos uma incursão pelo Xadrez, mas a sua complexidade e o tempo de cada jogo nunca nos cativou. Diremos que no Xadrez existe uma uma grande complexidade, mas não tão atraente e sublime, como a difícil “simplicidade” das Damas. Além do mais, o Jogo de Damas foi jogado pelos nossos antepassados latinos, enquanto que o Xadrez é um jogo importado e cuja importância em Portugal cresceu depois de o campeão mundial AleKhine, se instalar no nosso país e após a “onda da moda” nascida com o “25 de Abril”. Com uma escolha de todos os “rabiscos” que guardamos e mais algumas coisas que aprendemos e descobrimos, resolvemos publicar este Compêndio de apontamentos, na tentativa de chegarmos aos que sabem pouco e que só agora se iniciaram nesta aventura do Jogo de Damas. É um trabalho modesto sem quaisquer pretensões de nos apresentarmos como verdadeiros sábios da matéria, mas apenas, e só, ajudar os que pouco sabem, por isso pedimos desculpa aos Grandes Mestres por esta nossa ousadia. A outra razão deste Compêndio, é a carência de literatura sobre esta temática no mercado português, por exemplo, não comprendemos a não divulgação da Enciclopédia Damista. Gostaríamos que um dia as entidades que “mandam” no desporto em Portugal, legassem ao Jogo de Damas o lugar que ele tem por direito. Ex. existem em Portugal, tantos Damistas como Tenistas ou Golfistas, e qualquer manual de Ténis ou Golf comparado com as milhares de páginas da Enciclopédia Damista do Dr. Sena Carneiro e colaboradores, é como uma gota de água num oceano, mas lamentavelmente vivemos num mundo dominado pelo Markting, o dinheiro e o bem parecer. Aqui fica este “espólio” e a boa vontade de nos tornarmos úteis a esta causa.





- Damas, porque não também um “Passatempo” ?


Muitas pessoas têm o hábito de ter dentro do saco, da pasta, na mesa de cabeceira ou mesmo sobre a secretária, um livrinho de Palavras Cruzadas, e porque não um livrinho do Jogo de Damas ?

Sem comentários: