quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nº. 4

A Saúde está primeiro, não suje o Tabuleiro…


Diagrama Nº. 1


O Jogo de Damas, tal como todos os jogos de mesa é um grande veículo propício à propagação de doenças infectuosas. Recomenda-se que o Tabuleiro esteja sempre limpo e cuidado, assim como, o lavar sempre as mãos antes e depois dos jogos. Por razões óbvias, é aconselhável não permanecer com as pedras nas mãos durante os jogos, evitar tossir ou espirrar para cima do Tabuleiro e evitar fumar enquanto joga.






Abreviaturas - Termos Técnicos. Alguns termos técnicos para o ajudar nas análises:



Abertura – Os primeiros lances de um jogo (tendo em mente uma estratégia de jogo) Construção do jogo - Análise de todas as hipóteses. Intermédio – Golpe entre a abertura e o meio jogo. Meio jogo – Antes do Final. Final – lances finais do jogo Final Prático - De desenvolvimento teórico variável. Final Artístico - Composição. Problema Clássico – Jogadas obrigatórias. Problema Simétrico - Com simetria. Problema ou Final Variável – Jogadas não obrigatórias Variantes - As várias linhas de jogo. Espaço – Elemento estratégico com o qual se pode controlar o maior número de casas possíveis. Posição Mate - Jogam as brancas ou as pretas e ganham. Jogo Posicional - Sem golpes. Jogo Combinado - Com golpes (opção com risco). 10-14 - Mudar da # 10 para a # 14. 14x23 – capturar pedra. !!! - Lance de qualidade. ?! - Lance duvidoso. ??? - Lance de má qualidade ou fraca. J. B. G. - Jogam as brancas e ganham. J. P. G. - Jogam as pretas e ganham. Emp. - Empate. ± - Vantagem das Brancas ∓- Vantagem das Pretas +… ( = ) - Jogo igual Db - Dama branca Dp - Dama preta Pb - Pedra branca Pp - Pedra preta. L – Lance. H - Hipótese. Gâmbito (sacrifício) - Entrega de uma ou mais pedras com um objectivo.

Sem comentários: